fungos
1-Introdução________________________________________________
2- Estrutura e organização fungos_______________________________
3-Classificação______________________________________________
4-Reprodução______________________________________________
5-Os fungos e sua importância_________________________________
6-Morfologia e taxonomia dos fungos____________________________
7-Fungos em dosagens biológicas______________________________
8-Fungos como alimento______________________________________
1- INTRODUÇÃO
2-ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO
Os fungos podem em meios de cultivo especiais formando colônias de dois tipos:
Leveduriformes
Filamentosas
As colônias leveduriformes são pastosas ou cremosas, formadas por microrganismos unicelulares que cumprem as funções vegetativas e reprodutivas.
As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludads ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multiplicadores em forma de tubos as hifas.
Ao conjunto de hifas, dá-se o nome de micélio se desenvolve no interior do substrato, funcionando também como elemento de sustentação e de absorção de nutrientes é chamado Micélio vegetativo.
O micélio que se projeta na superfície e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo, ele se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo.
Os propágulos ou órgãos de disseminação dos fungos são classificados segundo sua origem, em externos e internos, sexuados e assexuados.
Embora o micélio vegetativo não tenha especificamente funções de reprodução alguns fragmentos de hifa podem se desprender do micélio vegetativo e cumprir funções de propagação, uma vez que as células fungicas são autônomas.
Estes elementos são denominados de taloconidios e compreende os: Os blastoconídios, também denominados gêmulas, são comuns nas leveduras e se derivam por brotamento da célula-mãe. Às