quimica
A decomposição da água pode ser feita por eletrólise. Este processo gera os gases oxigênio e hidrogênio.
A molécula de água é angular e apresenta um ângulo de 104,5º entre as ligações covalentes.
A diferença de eletronegatividade entre oxigênio e hidrogênio faz com que a molécula possua uma carga parcial positiva sobre cada átomo de hidrogênio e outra negativa sobre os átomos de oxigênio, tal como você pode verificar na figura ao lado.
A atração entre a parte positiva de uma molécula com a parte negativa de outra molécula dá origem às chamadas interações intermoleculares tanto no estado sólido como no líquido.
Outra propriedade da água é que no estado líquido ela é mais densa que no sólido (gelo).
Dessa maneira, ao congelar, a densidade da água diminui. Esse fenômeno é muito curioso, pois a água é o único líquido que se dilata quando congela. Além de curioso, este fato é responsável pela sobrevivência de uma grande parte dos seres vivos no planeta Terra. Se o gelo fosse mais denso que a água no estado líquido, os rios, lagos e mares iriam congelar completamente em períodos glaciais. Desta forma, a vida aquática seria diretamente afetada e não sobreviveria num ambiente congelado. Além disso, a água líquida não poderia exercer sua influência moderadora sobre o clima e as oscilações de temperatura seriam enormes.
A água é o solvente mais comum na natureza, sendo responsável pela formação de diversas misturas e soluções. Na atualidade, um dos problemas ambientais graves está relacionado com a poluição e com a escassez desse importante recurso.
Na natureza, podemos encontrar a água no estado líquido, como na chuva, nos lençóis freáticos, nos lagos, nos rios e nos oceanos; mas também a encontramos no estado gasoso como na umidade do ar ou nas nuvens. Além disso, ela pode ser encontrada no estado sólido tais como nas geleiras e na neve.