Resumo do Capítulo 1 de Davenport
(O que são os sistemas de gestão empresarial e o que os torna importantes?)
No resumo passado, sobre o livro Introdução a Sistemas de Informação, nós vimos que Turban baseou o seu discernimento sobre Sistemas de Informação de um modo mais especifico baseando-se sempre nas atribuições do departamento de sistemas de informação de uma organização. Já a literatura de Davenport é caracterizada pela generalização do assunto, tomando por parte essencial da discussão os próprios Sistemas de Gestão Empresarial(SGEs) de maneira propriamente dita, e neste primeiro capítulo alguns tópicos que ele escreveu são bons de serem mencionados neste resumo, como por exemplo: O que é um sistema de gestão empresarial, qual a sua importância para as organizações, quais os seus principais benefícios e para onde ele nos conduzirá?
O Sistema de Gestão Empresarial é uma suíte de aplicativos desenvolvida para dar suporte informacional a uma organização, e essas suítes podem ser completas ou quase completas dependendo das necessidades do mercado ou das organizações nos tempos atuais. Esses sistemas permitem integração total entre as mais variadas áreas da organização ou até mesmo entre a organização e seus clientes, fornecedores e parceiros.
Os sistemas integrados de gestão possuem importância fundamental as organizações, como por exemplo a capacidade de gerar alto índice de informação concreta e de qualidade para os gestores, parceiros e clientes a fim de diminuir ou até mesmo ''extinguir'' algumas barreiras produtivas que as organizações sofriam no seu dia-a-dia. Alem do mais os sistemas integrados de gestão possuem propriedade intelectual e administrativa avançada, as vezes ate mais avançada que a própria cultura organizacional de alguma instituição, o que permite que um ''simples sistema de informação'' consiga modificar a estrutura dessa empresa, ou seja, efetuar o processo de reorganização da organização.
Ao responder a pergunta sobre a importância dos SGEs