Coesão e coerência
Coesão - É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
-Coerência - É a relação lógica entre as idéias, essas devem se complementar. O assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.
A coerência de um texto, não se define somente pelo modo como elementos lingüísticos se combinam, depende também do conhecimento do mundo, do texto partilhado pelo emissor e receptor.
Exemplos de coesão e coerência:
Nas frases: "Minha irmã mais velha joga muito." "Meu irmão mais novo não gosta de jogar nada".
Juntando as frases, teremos: "Minha irmã mais velha joga muito, mas o mais novo não gosta de jogar nada.”
A conjunção MAS é um elemento coesivo, pois junta as frases, dando a idéia de algo contrário.
Agora se eu usar um elemento coesivo errado, as frases ficarão incoerentes. Por exemplo: "Minha irmã mais velha dança muito, portanto o mais novo adora desenhar." Fica estranho. Não há lógica, pois o fato de da irmã mais velha gostar de dançar não tem nada a ver com o fato de o irmão mais novo gostar de desenhar. Dessa forma, as frases ficam incoerentes.
Na frase : “Subi no pé de manga pra colher jabuticaba, como não tinha alface vendi minha bicicleta”
Não há coerência, a frase está sem sentido, temos um conhecimento prévio, assim sabemos que subindo num pé de manga se colhe manga e não jabuticaba.
Entendo assim que coesão é o sentido da frase e coerência é o sentido do texto como um