coesão textual
Definição:
“união íntima das partes de um todo” ↓
A forma como você uni as partes de um elemento inteiro que é um texto...
Existem dois mecanismos, são eles:
Retomada de elementos
“nada disso, porém, deveria minimizar a importância da resolução. ↓ Isso retoma elementos antes citados. O porém nesta ocasião trás uma adversidade minimizando a importância da resolução.
Encadeamento de segmento do texto
São as idéias que aparecem no texto...
“Pode se argumentar ainda que o interesse dos EUA é circunstancial. ↓ Idéia de adição, ou seja, algo já foi falado no parágrafo anterior. Acrescentando mais uma informação no parágrafo anterior...
Sinônimos são palavras que tem o mesmo significado que outra
Exemplos: Carro e automóvel Raiva e ira
A relação existente entre hiperônimo e hipônimo é fundamental para a coesão textual.
Hipônimo são palavras que se relacionam pelo sentido dentro de um conjunto, ligando – se por afinidade ou por um ser parte do outro.
Exemplos: Banana ou laranja fruta Azul ou preto cor Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (vocabulário de sentido mais específico).
É o que acontece com as palavras doença e gripe – doença é hiperônimo de gripe porque em seu significado contém o significado de gripe e o significado de mais uma série de palavras como dengue, malária, câncer. Então se conclui que gripe é hipônimo de doença.
Ex: Grupos de refugiados chegam diariamente do sertão castigado pela seca. São pessoas famintas, maltrapilhas, destruídas.
Note que a palavra “pessoas” é um hiperônimo da palavra “refugiados”, uma vez que “pessoas” apresenta um significado mais abrangente que seu hipônimo “refugiados”.