sindicalismo
CAMPUS BRASÍLIA DE MINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO-
Disciplina: Recursos Humanos
Prof: Cristiane
ANSELMO RODRIGUES
JUSSIMARA AQUINO
MARIA
MARIZE
RAIANY MICHELLE
SANDRA
VILNA SILVA
RELACIONAMENTO SINDICAL
Brasília de Minas- MG
26/02/2014
ANSELMO RODRIGUES
JUSSIMARA AQUINO
MARIA PEREIRA
MARIZE
RAIANY MICHELLE
SANDRA
VILNA SILVA
RELACIONAMENTO SINDICAL
Trabalho apresentado para avaliação parcial/final a disciplina Recursos Humanos ministrada pela Prof: Cristiane , do 5º período de Administração da Universidade Estadual de Montes- Unimontes Campus Brasília de Minas.
Brasília de Minas – MG
26/02/2014
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade o estudo do Sindicalismo no Mundo, no Brasil, os Sindicatos Patronais e de Empregados. Tratando questões sobre sua história, desenvolvimento e causas, dentre outras situações no qual estão contidos.
O sindicalismo vem mostrar ao ressente operário que ele possuía uma classe e era responsável - como atuante - das condições de vida a que se submetia na luta por um emprego. Inicia-se então o processo de conscientização da classe e formação efetiva dos sindicatos na busca por melhores condições de trabalho.
Conceitua se Sindicalismo como instrumento social que agrupa trabalhadores assalariados para a proteção dos seus interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. Além disso, é também uma doutrina política através da qual os trabalhadores reunindo-se em sindicatos devem exercer seus papeis enquanto cidadãos dentro da sociedade na qual se configura um Estado Democrático.
2. ORIGEM DO SINDICALISMO
O sindicalismo tem origem nas corporações de oficio na Europa medieval, em meio à revolução industrial no século XVIII na Inglaterra, os trabalhadores, oriundos das indústrias