coerencia e coesao
Leitura e Produção de Textos – Aula 13
Professor:
Fábio Lúcio Zanella fabioluciozanella@hotmail.com Coerência Textual
COERÊNCIA TEXTUAL
• “Coerência é a relação que se estabelece entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido.
(...) Assim, quando se fala em coerência, pensa-se na não-contradição (...), na existência de uma continuidade semântica.” (PLATÃO ET FIORIN, 2001)
• “A coerência (...) é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários.
(...) A coerência é construída na interação, numa situação comunicativa concreta.” (KOCH, 2002)
COERÊNCIA NARRATIVA
Lá dentro havia uma fumaça formada pela maconha e essa fumaça não deixava que nós víssemos qualquer pessoa, pois ela era muito intensa.
Então, meu colega foi à cozinha me deixando sozinho, fiquei encostado na parede da sala e fiquei observando as pessoas que lá estavam. Na festa havia pessoas de todos os tipos: ruivas, brancas, pretas, amarelas, altas, baixas, etc.
Ver possibilidades... Ex. carro sem freios.
01
Conheci Sheng no primeiro colegial e aí começou um namoro apaixonado que dura até hoje e talvez para sempre. Mas não gosto de sua família: repressora, preconceituosa, preocupada em manter as milenares tradições chinesas. O pior é que sou brasileira, detesto comida chinesa e não sei comer com pauzinhos. Em casa, só falam chinês e de chinês eu só sei o nome do Sheng. No dia do seu aniversário, já fazia dois anos de namoro, ele ganhou coragem e me convidou para jantar em sua casa.
Eu não podia recusar e fui. Fiquei conhecendo os velhos, conversei com eles, ouvi muitas histórias da família e da
China, comi tantas coisas diferentes que nem sei. Depois fomos ao cinema eu e o Sheng.
02
Era meia-noite. Oswaldo preparou o despertador para acordar às seis da manhã e encarar mais um dia de trabalho. Ouvindo o rádio, deu conta de que ganhara sozinho na loteria. Fora de si, acordou toda a família e bebeu durante a noite