Coerencia E Coes O
Na Linguística Textual o conceito de texto varia conforme o autor e/ou a orientação teórica adotada. Assim, texto já foi entendido como:
a) unidade linguística(do sistema) superior à frase; b) sucessão ou combinação de frases;
c) complexo de proposições semânticas.
Atualmente o texto é visto como um processo de planejamento, verbalização e construção, deixa de ser “um produto acabado” porque texto é o resultado da atividade verbal(escrito/oral) de indivíduos socialmente atuantes.
Assim, Koch(2000, p.22) explica que: “o texto é uma atividade interacional, visto que os interactantes, de maneiras diversas, se acham envolvidos na atividade de produção textual”.
Foco na interação autor-texto-leitor
Conforme Koch(2011,p.10):
(...) os sujeitos são vistos como atores/ construtores sociais,sujeitos ativos que – dialogicamente – se constroem e são construídos no texto, considerado o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores. Desse modo,há lugar, no texto, para toda uma gama de implícitos, dos mais variados tipos...”
Segundo ela, “o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos (...) a leitura é, pois uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual .
Conforme exemplo,observamos que a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor; a leitura de um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico.
Para a compreensão deste texto é necessário o conhecimento de mundo, nesse caso, é preciso saber que o Brasil foi classificado para a Copa do
Mundo em 2006 e era esperado a sexta vitória, ou seja, ser hexacampeão mundial.
A Coesão é vista por Koch(2000,p.35) “como um fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se encontram