coesão e coerencia
SUMÁRIO
1- COESÃO E COERÊNCIA..........................................................03
2- COESÃO....................................................................................04
3- COERÊNCIA..............................................................................05
4- BIBLIOGRAFIA.........................................................................07
1- Coesão e Coerência
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente nos estudos das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos.
A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua portuguesa.
1- Coesão
Quando falamos de coesão, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógica- semântica entre as partes de um texto.
É a manifestação linguística da coerência. Provém da forma como as relações lógico-semânticas do texto são expressas na superfície textual. Assim, a coesão de um texto é verificada mediante a análise de seus mecanismos lexicais e gramaticais de construção. Ex: “Os corvos ficaram à espreita”.
As aves aguardaram o momento de se lançarem sobre os animais mortos." (hiperônimo )
A coerência se estabelece graças aos mecanismos de coesão que as línguas possuem, certas palavras ou expressões que estabelecem “pontes” entre as frases e instauram o sentido, mantendo assim intimamente ligadas as ideias.
São muito usados, neste caso, os pronomes pessoais de terceira pessoa (retos e