COES O COERENCIA
Entenda-se como Coesão a parte externa do texto que lida com os elementos de ligação, ou seja, os seus conectivos que são representados por conjunções, pronomes etc. Essas partículas, ou expressões, servem para unir termos, orações e períodos, tornando clara e inteligível a passagem de uma a outra unidade de sentido.
A coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância.
Para melhor entender como isso se processa, imagine um texto sobrecarregado de palavras que se repetem do início ao fim. Então, para evitar que isso aconteça, existem termos que substituem a ideia apresentada, evitando, assim, a repetição. Falamos das conjunções, dos pronomes, dos advérbios e outros. Como exemplo, verifique:
Fala-se que um texto é coeso quando há conexão entre as palavras através de elementos formais que assinalam o vínculo entre os seus componentes. Para que um texto apresente coesão, devemos escrever de maneira que as ideias se liguem umas às outras, formando um fluxo lógico e contínuo. Quando um texto está coeso, sua leitura se dá com facilidade.
A conexão entre vários enunciados não é, obviamente, fruto do acaso, mas sim das relações de sentido que existem entre eles, sobretudo, por certa categoria de palavras, denominadas conectivos ou elementos de coesão: preposições (a, de, para, por,...); conjunções (que, para que, quando, embora, mas, e, ou,...); pronomes (ele, sua, este, aquele, que, o qual, cujo,...); advérbios (aqui, lá, assim, aí,...); e vocabulário (sinônimo, hiperônimo, hipônimo e perífrase).
COERENCIA
A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto.
A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento que esses têm da língua que usam e intertextualidade.
Pode-se