Coeficiente Do Virial
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROQUÍMICA
QUI 751 – Físico Química de Macromoléculas
PROPRIEDADES DE SOLUÇÃO
COEFICIENTE DE VIRIAL E SEPARAÇÃO DE FASES
Por: Kelle Gomes Cruz 40297
Prof.: Cláudio F. Lima
VIÇOSA, MG
MAIO – 2012
1. Propriedades em solução
1.1. Equação do virial e coeficientes de virial
As propriedades termodinâmicas de um gás podem ser representadas por uma equação de estado a qual fornece o volume em função da temperatura e da pressão. O comportamento volumétrico real de gases a altas pressões é algo complexo, tornando difícil a obtenção de uma equação que o expresse. A equação de estado de Virial é a que permite uma melhor aproximação desse comportamento real (CARRILHO et al., 2001).
(1)
Essa expressão é chamada equação do virial. Os coeficientes B, C,... são chamados de segundo coeficiente do virial, terceiro coeficiente do virial, a assim por diante. Na maioria dos casos, o terceiro termo é muito pequeno e, portanto, desprezado. Os coeficientes do virial, que dependem da temperatura, são determinados pelo ajuste dos experimentais à equação do virial. Quando coeficientes do virial são conhecidos na temperatura de interesse, a equação do virial pode ser usada para predições acuradas das propriedades de um gás real, porem, ela não é muito informativa sem que se façam análises prévias muito complexas (ATKINS e JONES, 2006).
Esses coeficientes podem ser negativos ou positivos e possuem uma interpretação molecular simples: O coeficiente B2V leva em conta as correções devido às interações entre pares de moléculas, B3V leva em conta interações envolvendo simultaneamente três moléculas e assim sucessivamente. Se Vm for grande o bastante, todos os temos BnV/Vmn são muito menores que 1 e a equação se reduz a Equação do gás ideal, conforme o esperado.