Verificação da Necessidade de PSVs em Válvulas Esfera
1. Objetivo 2
2. Introdução 2
2.1. Válvulas Trunnion com Efeito de Pistão Simples 3
2.2. Válvulas Trunnion com Efeito de Pistão Duplo 4
3. Documentos de Referência 5
4. Considerações para o cálculo da variação de pressão 6
4.1. Malha Nordeste 6
4. Cálculo da variação de pressão 7
5. Conclusão 11
Apêndice 1 13
Apêndice 2 20
1. Objetivo
Este relatório tem como objetivo verificar a necessidade de válvulas de alívio de pressão externos ao corpo das válvulas esfera do tipo “Trunnion” com efeito de pistão duplo (“Double piston effect”).
Conforme a norma ABNT 15827, estas válvulas devem prever dispositivo de alívio de pressão automático incorporado ao seu corpo.
Porém o item 7.8 da norma API 6D de abril de 2008 determina que o alivio de pressão em cavidades de válvulas deverá prevenir que a pressão ultrapasse 1,33 vezes a classe de pressão da válvula para a temperatura máxima de operação especificada, determinada de acordo com o item 7.2 da referida norma, sem perder suas características de vedação.
Sendo assim, neste relatório será apresentada a memória de cálculo relativa à pressão máxima a que ficam submetidas as cavidades das válvulas de bloqueio, e determinada a necessidade ou não de dispositivos de alívio de pressão.
2. Introdução
As válvulas esfera padrão para dutos são as que possuem montagem do tipo “Trunnion” (ABNT NBR 15827) e possuem design geral conforme ilustrado na figura 01.
Este tipo de válvula esfera apresenta duas opções:
Efeito de pistão simples (Single piston effect or self relieving)
Efeito de pistão duplo (DPE- Double piston effect)
2.1. Válvulas Trunnion com Efeito de Pistão Simples
As válvulas “Trunnion” com efeito de pistão simples são válvulas de trecho que possuem um dispositivo que permite o alivio da pressão interna ao seu corpo para o gasoduto, não sendo necessária a instalação de dispositivos de alívio