COE- Comunicaçao de empresas
Linguagem Não-Verbal
26/02/2014
Julia Sampaio
Cinco Sinais de Dúvida
As pessoas quando estão mentindo, ou dizendo algo em que não acreditam, podem se trair através de seus gestos.
1. Tapar a Boca
O inconsciente instrui o emissor a repetir o gestual infantil. Nos adultos de forma estilizada. Tapam a boca com os dedos ou um objeto, simulam tosses, etc.
2. Tocar ou coçar o Nariz
É uma estilização do gesto de tapar a boca. Entretanto, há evidências científicas de que o nariz pode se intumescer, e ficar vermelho, quando a pessoa diz algo em que não acredita. Isso pode causar uma espécie de “coceira”. A pessoa o toca discretamente ou o esfrega rapidamente.Se ela fizer o gesto enquanto escuta o que você fala provavelmente não estará acreditando no que você está dizendo.
3. Esfregar os olhos
O inconsciente repete o gesto infantil da criança que não quer “ver”alguma coisa. O adulto evita olhar para o interlocutor em quem não acredita, ou evita “ver” a imagem de algo que está dizendo e em que não acredita.
Os homens tendem a esfregá-los rápida e seguidamente, as mulheres tocam os olhos mais delicadamente.
4. Pegar na Orelha
O inconsciente induz o sujeito a “não ouvir” o que lhe pareça duvidoso ou desagradável. Ele então toca ou coça a orelha (freqüentemente fica acariciando o lóbulo enquanto desvia o olhar).
5. Coçar o Pescoço ou afrouxar o colarinho
O inconsciente induz a pessoa a coçar o pescoço, às vezes abaixo da orelha.
A excitação ou o medo de ser descoberto pode provocar um aumento da temperatura, da freqüência cardíaca e da sudorese. O mentiroso, ou o interlocutor incrédulo coça o pescoço ou o enxuga ou abre ou afrouxa o colarinho. Grupo Gestual
Quando você se dirige a alguém ou a um grupo observe que o rosto e a cabeça de seu interlocutor serão repetidamente tocados.
Apoiar a cabeça nas mãos indica tédio ou simplesmente cansaço. Mas o fato é que quando a conversa está interessante o ouvinte é