Codigo florestal
Senado aprova urgência para votação de Código Florestal
Expectativa do governo é votar a proposta em plenário na terça-feira (6).
Relator espera que não haja mudanças no texto aprovado em comissão.
Iara Lemos
Do G1, em Brasília
Comente agoraO plenário do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (30) o requerimento que pede urgência na tramitação do projeto do novo Código Florestal. Com isso, a expectativa do governo é que o projeto seja votado no plenário da Casa na próxima terça-feira (6). Pela tramitação de urgência, a matéria já começa a ser discutida no plenário nesta semana, a partir de sexta-feira (2).
saiba mais Votação do Código Florestal fica para próxima terça, diz líder no SenadoEntenda as principais polêmicas do Código Florestal
O texto do requerimento havia sido lido no começo da sessão pela vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP). Foram 58 votos favoráveis ao requerimento e seis contrários. Um acordo de líderes garantiu a votação, rompendo o prazo de duas sessões que seriam necessárias entre a leitura do requerimento e a votação.
"Como acordado, vamos dedicar a sessão de terça-feira para a votação desta matéria", disse o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR).
Na terça-feira (29), o requerimento de urgência chegou a ser levado a plenário, mas não pode ser votado devido a um questionamento do PSOL, que argumentou que, para ser votado, o texto do requerimento teria de ter sido lido em plenário com 24 horas de antecedência.
Emendas
Relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente, o senador Jorge Viana (PT-AC), disse nesta quarta que espera que os colegas não encaminhem emendas (mudanças) ao projeto durante a votação em plenário.
"Tem muita paixão. Só temos de tomar cuidado para que isso não vire um certo autoritarismo. Mesmo com esse debate intenso, espero que o Senado delibere e não faça mudanças além das feitas na comissão. Se tiver surpresas de última