codigo de etica
FUNDAÇÃO O PÃO DOS POBRES DE SANTO ANTONIO
2013
1. Introdução
O presente Regimento Interno do Colaborador tem por objetivo deliberar os princípios éticos que norteiam as ações internas de conduta na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antonio – FPDP.
Consideram-se os princípios éticos, em consonância com o Estatuto da Instituição capitulo I Art. 3º na sua finalidade de atendimento Socioeducativo e Socioassistencial para execução de Serviços, Programas e Projetos e benéficos à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social de forma gratuita , com o caráter continuado, permanente e planejado. No sentido ético presente em seu Plano Estratégico, por decorrência de sua Missão, Valores e Visão.
Ao apresentar o presente Regimento Interno do Colaborador e fazer de seu cumprimento ação comprometida de todos os públicos da Instituição, contribuindo para o fortalecimento da Missão, também voltada para uma gestão com foco no desenvolvimento sustentável, Educando para Transparência com responsabilidade social, ambiental, sobretudo, compromissados com o exercício responsável da cidadania.
2. Histórico Pão dos Pobres
A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio - FPDP foi fundada em 1895 pelo Cônego José Marcelino Bittencourt, com o objetivo de amparar viúvas e acolher seus filhos órfãos, cujos pais lutaram na Revolução Federalista entre 1892 e 1894, no Estado do Rio Grande do Sul.
É uma Instituição diocesana de Porto Alegre, de direito privado, sem fins lucrativos. A direção é constituída pelos Irmãos Lassalistas. Está instalada em um prédio de patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre.
Ao longo da história, abriu espaço para ampliar seu atendimento na proteção e efetivação da garantia de direitos da criança e adolescente em situação de vulnerabilidade e risco social, buscando em seu reordenamento