codigo de etica empresarial
INTRODUÇÃO
A ética é um tema que vem ganhando amplo espaço nas organizações, universidades, órgãos públicos, e meios de comunicação de modo geral.
Isto tem ocorrido, devido os avanços tecnológicos, da economia, dos processos de democratização, do mercado, do nível de informação das pessoas, etc. A globalização impulsionou as organizações a desenvolverem um papel mais amplo do que o de fornecer trabalho e obter lucro, o de se ter responsabilidade social, econômica e ambiental.
Neste sentido o código de ética empresarial oferece a organização, meios para comunicar seus valores, princípios e missões que pretendem realizar.
Então, o objetivo deste trabalho é o de mostrar a importância do código de ética para uma empresa, pois o mesmo visa garantir o bom relacionamento da mesma com todos os envolvidos direta ou indiretamente com ela.
1. CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
Para avaliar e assegurar as relações éticas na empresa é preciso, primeiramente, definir os valores e princípios que regem a cultura da empresa e como estes são postos em prática. Desta forma, podemos dizer que a ética empresarial é o conjunto de valores da organização.
Esses valores constituem a base das práticas organizacionais e dos programas de ética empresarial e de responsabilidade social, que devem ser comunicados de modo eficiente e eficaz a toda a organização/ empresa e a seus públicos, como ressalta Vogl:
(...) Na frente interna, líderes empresariais precisarão devotar mais tempo para comunicar os valores corporativos para seus funcionários e parceiros.
(...) Essa comunicação interna focada em valores estará relacionada com a frente externa. Assim como as organizações reportam hoje regularmente suas finanças, amanhã elas serão igualmente eficientes em reportar os progressos conquistados com a implantação de políticas baseadas em valores.
(...) Elas publicarão relatórios anuais de integridade e responsabilidade social tão detalhados e compreensíveis quanto