codigo de etica do tecnico em analise clinicas
O Código de ética integra um conjunto de princípios éticos e deontológicos que enformam os comportamentos e atitudes que os colaboradores do Laboratório Lamartine devem assumir na sua vida profissional
◘ Princípios orientadores
Os princípios orientadores traduzem-se nos Valores Centrais que constituem normas de cultura interna, personificam a cultura do Laboratório e definem a nossa forma de estar, e que são:
Integridade, desempenho eficaz, atenção ao cliente, trabalho em equipa, qualidade, credibilidade, transparência, isenção, responsabilidade social e crescimento sustentável.
◘ Âmbito de aplicação
Este Código de Ética aplica-se a todos os colaboradores a partir da data de entrada ao serviço, enquanto este se mantiver em vigor nos termos do Regulamento Interno do Laboratório Lamartine e ainda depois de cessar funções.
◘ Referenciais
Constituem referenciais éticos a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Constituição da República Portuguesa, o Tratado e as Directivas da União Europeia, as Convenções da OIT aplicáveis, NP4460-1:2007 (IPAQ) a Norma ISO 9001:2000, as Normas para o Laboratório Clínico da Ordem dos Farmacêuticos e o Regulamento Interno do Laboratório Lamartine.
◘ Deveres éticos dos colaboradores
Além do respeito pelos valores orientadores atrás citados, todos os colaboradores, incluindo da Direcção do Laboratório Lamartine estão obrigados pelo Código de Ética a:
- Manter sigilo profissional não apenas dos resultados e relatórios dos exames que tenham sido fornecidos aos utentes/doentes do laboratório como das actividades nele desenvolvidas.
- Sob nenhuma circunstância os resultados individuais (que identifiquem pessoa / resultado), nem resultados indirectos individuais (resultados que foram cruzados com outros dados para dar uma nova informação) poderão ser dados a terceiros. A confidencialidade, tanto sobre as actividades desenvolvidas como sobre os dados individuais das pessoas a que teve acesso, não