biologia ifpe
CURSO TÉCNICO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
EXERCÍCIOS – BIOLOGIA IV
RECIFE
2014
Atividade do livro
Capítulo 12, página 236.
1. Não. A maioria dos platelmintos são parasitas, mas existes também formas de vida livre,como as planárias.
2. O corpo dos platelmintos é revestido externamente por uma epiderme rica em células glandulares, produtoras de um muco que envolve o corpo. Essa camada proteje o animal contra a perda excessiva de água por evaporação.
3. Se diz que o tubo digestório de um platelminto é incompleto porque eles não possuem ânus, possuem apenas boca.
4. Sistema excretor – Na maioria dos platelmintos, o sistema excretor é formado por túbulos ramificados que partem de um fundo cego e se abrem em poros na superfície corporal. Os fluidos corporais contendo restos metabólicos dissolvidos no excesso de água difundem-se dos tecidos para o interior dos túbulos. Nas extremidades cegas desses túbulos encontram-se estruturas em forma de bulbo e dotadas de um tufo de flagelos, denominadas bulbo-flama. A agitação dos flagelos provoca o movimento do líquido que se acumula no interior dos túbulos, resultando em sua eliminação através dos poros. A difusão simples de restos metabólicos pela superfície corporal também faz excreção.
Sistema nervoso – O sistema nervoso consiste tipicamente em um par de gânglios cerebrais localizados na extremidade anterior. De cada gânglio origina-se um cordão nervoso longitudinal, localizado ventralmente. Os dois cordões longitudinais são unidos por nervos conectivos, dispostos na transversal, formando uma estrutura similar a uma escada de corda.
5. a) A – gânglios cerebrais B – intestino C – câmara faríngea D – faringe b) A faringe é dotada de uma musculatura que a torna capaz de estender-se para fora do corpo,como uma tromba.
6. As planárias, por terem grande capacidade de regeneração, fazem reprodução assexuada por