Coco e xixi
A desigual distribuição dos recursos no mundo e as trocas entre países.
Os recursos naturais, humanos e tecnológicos necessários à produção de bens encontram-se desigualmente distribuídos pelo mundo. Existem países com grande riqueza em matérias-primas enquanto outros se debatem com a sua escassez; outros apresentam uma população trabalhadora qualificada e tecnológica avançada ou tem uma população sem formação e um baixo nível tecnológico.
A globalização é um processo de interacção e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação. Este processo tem efeitos sobre o ambiente, cultura, sistemas políticos, desenvolvimento e económico e prosperidade.
O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação acelerou o processo de transmissão das informações:
Informação disponível em tempo real;
Ligação a mundo em rede;
Empresas adaptam a sua oferta às necessidades específicas dos seus clientes.
As empresas multinacionais, ao incrementarem os fluxos mundiais das trocas (bens,serviços,capitais,etc.) e ao gerirem globalmente a produção, contribuem decisivamente para o alargamento das interdependências entre países.
Empresas transnacionais e multinacionais
Uma empresa transnacional é uma entidade autónoma que fixa as suas estratégias e organiza a sua produção em bases internacionais.
As empresas transnacionais tornam-se assim, os principais atores do mercado global, conseguindo também exercer muita influência sobre a economia e a política dos estados unidos, nos quais são impelidos a competir entre si para atrair o investimento das empresas transnacionais.
Empresas multinacionais começam por alargar o âmbito da sua participação nos mercados externos, nomeadamente exportando tecnologia ou realizando investimentos diretos no exterior, sozinhas ou através de estratégias.