Engenharia Ambiental
Instituto de Ciências Agrárias
Curso de Engenharia Ambiental
Disciplina de GET019
Alunos:
Arthur Cunha Carvalho - 11221EAB028
Felipe Rocha Arantes - 11221EAB001
Vitor Hugo Cancio - 11221EAB020
Uberlândia, MG
Agosto /2014
Introdução
O objetivo do trabalho proposto pela professora responsável era realizar um experimento cuja temática estivesse ligada a área de Engenharia Ambiental.
Depois de falhar em um experimento onde, analisaríamos a utilização da clivagem em sementes e o crescimento das mesmas em ambiente com luz e sem luz, não ter dado certo e não ser tão ligada a área ambiental, decidimos optar por realizar um experimento onde houvesse a contaminação de um solo por um ácido e por uma base, e medir a variação de crescimento de uma planta em relação a um solo sem esse contaminante.
Metodologia
Apesar de ser um experimento simples, nos preocupamos ao máximo empregar características científicas ao experimento.
Desde a preocupação de oferecer a mesma quantidade de substrato para a semente germinar, a quantidade de água para rega-las.
Optamos por escolher um solo neutro como referencia para o experimento, foi realizado um teste caseiro para observar o seu Ph. Nesse teste constatamos que o Ph era levemente ácido, por isso adicionamos uma pequena quantidade de bicabornato e sódio ao solo, até verificarmos que o Ph estava quase neutro.
Foi escolhido pequenos copos para servir de vaso para a semente. Foi colocado cerca de 3cm de terra nesses copos e então colocamos a semente e depois colocamos mais 3cm de terra. A terra foi passada por uma peneira para retirar grandes partículas que pudesse comprometer no crescimento da planta. Foi escolhida sementes de Cucúrbita moschata (abóbora), pois segundo a embalagem da semente, ele possuía uma rápida germinação e a planta cresce com um pequeno caule vertical, possibilitando uma melhor observação de seu