Coccidiose
A coccidiose é uma doença infecciosa, causada por protozoários coccídicos, freqüente em ruminantes e que se manifesta geralmente por alterações gastrintestinais. Por ser causada pelo gênero Eimeria é conhecida como eimeriose e pelos seus sinais clínicos como diarréia de sangue, curso vermelho ou enterite hemorrágica.
As perdas econômicas decorrentes da mortalidade e do desempenho insatisfatório dos animais incluem a coccidiose entre as doenças responsáveis pelos maiores prejuízos causados à criação de ruminantes. Em 1980 as perdas econômicas mundiais devido à coccidiose foram estimadas em cerca de US$723 milhões anuais (Fitzgerald, 1980). Nos Estados Unidos foi considerada em 1987 a terceira doença mais importante em bovinos (Fayer, 1989). A coccidiose pode assumir, em determinadas circunstâncias, um papel muito importante na exploração econômica de outros ruminantes por causar mortalidade elevada ou por limitar o ganho de peso e o crescimento desses animais( Lima, 1979; Aumont et al., 1984; Vieira et al., 1996).
ETIOLOGIA
A coccidiose é causada por coccídios do gênero Eimeria que infectam preferencialmente células intestinais dos ruminantes.Estes animais são parasitados por um grande número de espécies de Eimeria que apresentam acentuada especificidade em relação ao hospedeiro. A patogenicidade varia com a espécie e poucas são consideradas patogênicas o suficiente para causarem manifestações clínicas da doença. As infecções são em geral mistas e nos casos clínicos de coccidiose é comum a presença de mais de uma espécie de Eimeria que interagem para produzir as alterações patológicas observadas. Entre as espécies freqüentemente envolvidas nos episódios clínicos estão a E. bovis e E. zuernii em bovinos e búfalos, E. ahsata, E. bakuensis e E. ovinoidalis em ovinos, E. arloingi, E. alijevi, E. hirci, E. christenseni e E, ninakolhyakimovae em caprinos. Entretanto, outras espécies podem, em determinadas circunstâncias ou áreas