Doenças intestinais
Existem quatro tipos comuns de doenças inflamatórias intestinais, classificados pelo tipo de glóbulos brancos presentes no intestino: linfócitos, plasmócitos, eosinófilos e neutrófilos. Sem dúvida, a causa mais comum de doença inflamatória intestinal em animais de estimação é linfocítico-plasmocitária enterite, gastrite e colite.
Enterite Canina Parvoviral ou Parvovirose: É uma infecção que afeta as mucosas do trato intestinal e glóbulos brancos. A parvovirose é uma doença canina que ocorre com mais freqüência com cães que não passam pelo ciclo de vacinação anual. Principais sintomas da parvovirose são:
- Vômitos intensos e diarréia com possível presença de sangue.
- Letargia e Apatia.
- Desidratação.
- Febre.
- Depressão.
- Perda do apetite.
- Fezes esbranquiçadas ou acinzentadas.
- Conjuntivite.
Colite: É a inflamação do cólon ou intestino grosso. Colite é uma das desordens gastrointestinais mais comuns em cães. Ela ocorre em gatos, embora com menos freqüência. Os principal sintoma da Colite é a Diarréia, que muitas vezes vem acompanhada de muco ou sangue fresco nas fezes.
Quando o cólon torna-se inflamada, o animal sente uma urgência para evacuar.
O que causa a Colite?
Parasitas, infecções bacterianas e problemas alimentares.
A causa mais comum de colite é o estresse. Esse estresse é freqüentemente associado com atividades que são assustadoras ao animal de estimação, como internatos, hospedes da casa e trovoadas.
Como é colite tratada?
Se a causa específica pode ser determinada, a terapia é dirigida para a fonte. Por exemplo, se for encontrada uma infecção, são prescritos antibióticos. Redução da inflamação no cólon é também importante. Dietas de fibra de alta também são muito úteis no tratamento e na prevenção da colite.
Coccidiose Canina: A doença infecciosa Coccidiose Canina, é transmitida por uma bactéria intestinal denominada Isopora Canis, e