Doenças do Trato Intestinal - Clínica I
ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
ENFERMAGEM
Doenças Intestinais
Cláudia
Ecleane
Jessica MinidiellyMª Thays Alves
Mayza de Jesus
Paulo Henrique
Tamara Noronha
Doença de Crohn (DC)
Definição
A Doença de Crohn é caracterizada por um processo inflamatório crônico de natureza transmural, persistente ou recidivante, comprometendo não só a mucosa, como também a parede intestinal, o mesentério e os gânglios linfáticos, podendo ocorrer, de forma descontínua em qualquer região do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Frequentemente resulta em estenoses, úlceras e/ou fístulas.
Etiologia
A DC é considerada idiopática, pois não se identificou até o momento um agente patológico específico. Não há duvidas de que a predisposição genética e os dados epidemiológicos são mais consistentes e relacionados com doença controlada por mais de um gene. leftbottomOs fatores ambientais como amamentação, infecções intestinais, higiene, agentes microbianos, dieta, cigarro, ocupação, poluição e estresse são os mais comumente citados como envolvidos na DC. Alguns genes específicos podem interagir com os fatores ambientais, incluindo, provavelmente, os patógenos bacterianos ou seus produtos. O problema básico parece ser um estimulo na mucosa intestinal, em um individuo geneticamente predisposto, seguindo de uma resposta do sistema imune isenta de autocontrole.
A inflamação da mucosa característica da DC é resultado de uma cascata de eventos iniciados pelo antígeno ainda indeterminado até o momento. Há possibilidade de que componentes habituais da flora intestinal possam desencadear ou contribuir para a enfermidade. O epitélio intestinal pode participar da resposta imune inicial da mucosa de três formas:
Aumentando a permeabilidade e a absorção do antígeno, possivelmente de origem bacteriana, intensificando o estimulo imune.
Inflamação pela liberação de citocinas,