Monografia sobre aves
Nas últimas três décadas, a avicultura brasileira tem apresentado altos índices de crescimento. Seu bem principal, o frango, conquistou os mais exigentes mercados. O País se tornou o terceiro maior produtor mundial e líder em exportação. Atualmente, a carne de frango nacional chega a 142 países. Outras aves, como peru e avestruz, também tem se destacado nos últimos anos, contribuindo para diversificar a pauta de exportação do agronegócio brasileiro. Diante deste fato, há uma grande preocupação dos criadores de frango, governo e cooperativas, sobre as doenças que atacam as criações dessas aves. Uma dessas doenças é a Coccidiose Aviária (Ministério da Agricultura, 2010).
A coccidiose aviária, causada por especies de protozoário do gênero Eimeria, constitui-se numa das doenças infecciosas de maior importância econômica na avicultura industrial, tanto em granjas de frangos de corte, como em granjas de reprodutoras, apesar dos medicamentos anticoccidianos disponíveis no mercado (Dr. Juan Solis, 2005).
Neste trabalho, procuramos trazer para o público em geral, informações importantes sobre a coccidiose aviária como definição, ciclo de vida, patogenia, diagnósticos, imunidade, prevenção e controle, vacinação, histórico da doença, sinais clínicos, cuidados e tratamentos. As metodologias utilizadas foram: pesquisas em diversas fontes nacionais e internacionais sobre o assunto, site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, da Embrapa e de empresas ligadas ao ramo de criação de vacinas contra doenças aviárias.
Por ser o Brasil um importante pólo criador e industrial desse tipo de ave, este trabalho revisa informações sobre a Coccidiose Aviária para combatê-la.
2. Cocciose Aviária
É uma doença entérica causada por protozoário do gênero Eimeria, pertencente ao filo Apicomplexa. Alguns protozoários que compõem esse gênero parasitam aves domésticas causando uma enfermidade há muito tempo conhecida. Os protozoários são