coca-cola
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS ADMINISTRATIVAS E
CONTÁBEIS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
CONSUMO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
Disciplina: Conhecimento Acadêmico
Professor: José Raul Bertolin
Acadêmico (s): Francieli
Juliana Aparecida Marques
Kely
Neiva
Passo Fundo, junho de 2013.
INTRODUÇÃO
O uso ilícito de drogas nos últimos anos tem aumentado num ritmo alarmante e tem ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais. O uso de drogas vem se tornando cada vez mais crítico. Esse aumento pode ser atribuído à vários fatores, entre eles a falta de informação sobre os perigos a longo e curto prazo do consumo de drogas, ao caráter limitado das atividades preventivas (quase que inexistentes em nosso país) e a falta de consciência sobre a magnitude do problema dos entorpecentes. Os problemas do uso indevido de drogas têm sido descritos como um excesso de consciência nos jovens e uma falta de consciência entre os adultos.
A prevenção do uso indevido de drogas – mediante a sensibilização, a educação e a ação é fundamental para deter o uso indevido de drogas e a criminalidade associada à mesma. Para aquelas pessoas que se iniciaram no uso indevido de drogas, a educação brinda um caminho para uma intervenção e um tratamento com êxito, para sensibilizá-las sobre os riscos e perigos do uso indevido e continuado de drogas.
Muitas famílias são estigmatizadas como desorganizadas, desestruturadas ou incompletas por não se encaixarem nos arranjos ou perfis que correspondem às características da “família ideal”, será que é isso que leva adolescentes a entrar no mundo das drogas.
DESENVOLVIMENTO
DROGAS EM QUETÃO
A questão de dependência de drogas teve repercursão no inicio da década de 60, no
Brasil, em 64 foi aprovado o 5º decreto legislativo considerado grande marco de combate as drogas perante o cenário internacional. A lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 instituiu o