asda
Uma Thread é similar à um programa com início, sequência de execução e fim em qualquer momento de sua execução. Porém a Thread não é um programa, já que não pode ser executada sozinha. Ela deve ser executada dentro de uma aplicação, e esta aplicação possuirá vários pontos de execuções, cada um representando uma Thread. Existem duas formas para implementar Threads, são elas:
1- Estendendo a classe java.lang.Thread;
2- Implementando a Interface java.lang.Runnable;
Quando uma classe herda de Thread e implementa seu método abstrato run, o código que se encontrar dentro é executado. Já quando uma classe implementa Runnable e implementa o método run, o método que é executado é o método da classe que implementa a interface Runnable. Você nunca poderá chamar diretamente o método run de uma classe Thread, pois assim, o processador não será dividido entre os diversos processos, você deverá chamar o método start para que o escalonador saiba da existência da Thread.
- Métodos importantes da classe Thread run()- é o código que a thread executará.
start()- sinaliza à JVM que a thread pode ser executada, mas saiba que essa execução não é garantida quando esse método é chamado, e isso pode depender da JVM.
isAlive()- volta true se a thread está sendo executada e ainda não terminou.
sleep()- suspende a execução da thread por um tempo determinado;
yield()- torna o estado de uma thread executável para que thread com prioridades equivalentes possam ser processadas, isso será estudando mais adiante;
currentThread()- é um método estático da classe Thread que volta qual a thread que está sendo executada.
getName()- volta o nome da Thread, você pode especificar o nome de uma Thread com o método setName() ou na construção da mesma, pois existe os construtores sobrecarregados.