Coca Cola
MBA DE GESTÃO EM FINANÇAS
GESTÃO DE OPERAÇÕES
LOGÍSTICAS E EMPRESARIAIS
SIMONE LOPES SANTANA
LOGÍSTICA DA COCA COLA
RIO DE JANEIRO
28/10/2013
SIMONE LOPES SANTANA
LOGÍSTICA DA COCA COLA
RIO DE JANEIRO
28/10/2013
INTRODUÇÃO
Em 1886, a Coca-Cola surgia em uma farmácia de Atlanta, EUA. Hoje, a empresa produz cerca de 230 marcas em mais de 200 países. A estimativa é de que a cada 10 segundos, 126 mil pessoas tomam um dos produtos da Coca-Cola no mundo. Ao longo de seus 123 anos, a Coca-Cola tornou-se parte da vida de bilhões de pessoas por seu sabor, comerciais, jingles ou campanhas publicitárias.
Este trabalho, tem por objetivo apresentar a tão famosa Coca Cola e seus métodos de Logística aplicadas, para compreensão de como uma marca como tal, consegue fornecer seus produtos ao mercado mundial, com alta qualidade e rapidez. A Coca Cola só no Brasil, conta com mais de um milhão de pontos de vendas, isso traduz-se em encontrar Coca Cola até nos lugares menos habitáveis da terra. Para ter esse grande alcance a franquia localizada em MG (Femsa MG) investe entre 60 a 65% do seu orçamento com logística e dos 3,3 mil postos de trabalho na empresa, 40% destes, fica no setor de logística. O maior mérito da comercialização de Coca-Cola é devido ao seu sistema de fabricação e distribuição, através de grupos empresariais brasileiros que com recursos próprios organizam fábricas para, sob franquia, produzir e distribuir produtos da Coca-Cola.
DESENVOLVIMENTO
A operação de uma franquia divide-se em duas etapas: engarrafamento e distribuição.
Na etapa de engarrafamento, compra-se da filial brasileira da Coca-Cola Indústrias Ltda (RJ) o “concentrado” da sua linha de refrigerantes, adiciona-se água, açúcar, gás carbônico, e obtém-se os xaropes e os refrigerantes engarrafados. O GRAU DE AUTOMAÇÃO nas fábricas da Coca Cola é bem elevado, a maior