Coca-Cola
Todos nós sabemos qual o refrigerante mais vendido em todo o Mundo: A coca-cola. E quais os motivos de tal liderança no mercado não só nacional, mas também Mundial?
Serão vários os motivos explicativos deste fenómeno, alguns talvez que nem nós próprios conseguiremos explicar, no entanto será importante começar pelo inicio, a liderança da coca- cola começa com o seu primeiro líder: Asa Griggs Candler. Foi este o magnata que começou por gerir a empresa em questão, e como gerir implica dirigir há que falar em liderança, motivação e comunicação. Assim, um líder deve ser catalisador, ajudando, encoranjando; construtor de regras clarificando objectivos e orientando; experimentador de novas ideias, inovando; conciliador, sabendo ouvir os outros, saber ouvir criticas e aceitando mudanças.
Foram todas estas as características que fizerem de Candler o “líder coca-cola” que impulsionou o que de melhor temos hoje com a conhecida “fábrica da felicidade”. Uma das características que mais se fala acerca de Candler foi a sua enorme vontade de implementar o produto em todos os locais, mesmo naqueles em que os consumidores não teriam possibilidades económicas. Esta última característica foi uma das mais importantes na liderança da Coca-cola, visto grande parte da sua fama ser originária da segunda guerra mundial, onde os soldados em combate ingeriam a bebida a baixos custos para que a pudessem consumir, e assim no fim da segunda guerra, os soldados americanos foram os que mais publicidade fizeram á marca, impulsionando o seu forte crescimento.
Actualmente, debatemo-nos com uma outra estratégia de liderança, nomeadamente baseada no marketing já anteriormente falado, através de enumeras campanhas direccionadas não só para as crianças mas também para os mais adultos. Assim, a Coca-cola aposta de forma crescente na sensibilização de todas as faixas etárias e de cada país, como é o caso do mais recente anúncio em Portugal, apelando a sentimentos e emoções.