cobreação
1- Graduandos do Curso de Engenharia Química - Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).
2- Professor Mestre do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).
Resumo: Galvanoplastia é um processo no qual uma peça recebe um revestimento metálico, através de uma corrente elétrica, num processo chamado eletrólise, com finalidade de aumentar a resistência contra a corrosão. Os procedimentos foram realizados em banhos galvânicos de cobre.
Palavras chave: Galvanoplastia, eletrólise, cobreação
Introdução
Galvanoplastia é um processo de recapagem de metais por meio de eletrolise, onde se tem uma corrente elétrica constante, com finalidade de deslocação de íons para peça a ser revestida, que deve funcionar como cátodo, blindando o metal de forma a proteger contra a corrosão melhorando os aspecto físico e visual. (AFGOLDSERVICE, 2010).
A cobreação na indústria química tem como importância o tratamento de metais, a fim de evitar a corrosão das peças e aumentando a sua vida útil, e viando um beneficio para o mercado consumidor.
Para o revestimento de cobre, a peça tem que estar limpa, isento de graxas, gorduras ou quaisquer impurezas, e passando pela uma decapagem onde e feito um banho em ácido, e logo após por uma lavagem em água corrente, e passando pela da secagem da peça, onde e seguida para a imersão em íons de cobre em solução de sulfato de cobre sobre uma corrente elétrica que causará a formação de uma camada de cobre sobre a peça.
O objetivo deste trabalho é analisar e estudar o processo de Galvanoplastia Industrial, demonstrando e comprovando fatos através de práticas experimentais e conteúdos teóricos apresentados em sala de aula,simulando situações que ocorrem no dia a dia de uma linha de produção dentro de uma fábrica.
Material e métodos
Para a realização do processo de cobreação por meio de