Cobre
O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem, como metal puro em seu estado metálico, foi usado inicialmente como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objetos de decorações.
O cobre é um elemento metálico com número atômico 29 e peso atômico de 63,57. O seu símbolo químico é Cu, e suas valências são +1 e +2. Não é atacado pelo ar seco, mas em ar úmido que contenha dióxido de carbono forma-se uma camada protetora esverdeada de carbonato básico chamado azinhavre. Não é magnético e pode ser utilizado puro ou em ligas com outros metais que lhe conferem excelentes propriedades químicas e físicas. É um metal de cor avermelhada, dúctil, maleável, embora duro e tenaz. Pode ser reduzido a lâminas e fios extremamente finos.
O uso do cobre
Atualmente, a condutibilidade elétrica e térmica do metal, sua ductilidade e maleabilidade, bem como a resistência mecânica e suas ligas, são exploradas por praticamente todos os ramos da indústria.
Suporta vibrações quando é a base de tubulações, e no caso de incêndios, não emite gases tóxicos, além de suportar temperaturas elevadas sem se danificar. O cobre é utilizado principalmente em transmissões elétricas e telefonia, construção elétrica, fabricação de automóveis e eletrodomésticos, instalações de água, esgotos, coberturas, forrações, etc.
Na área da construção civil o bronze é utilizado em tubos flexíveis, válvulas industriais, torneiras, varetas de soldagem, válvulas, buchas, engrenagens, além da confecção de metais sanitários, ferragens (fechaduras, dobradiças, fechos, puxadores) e ornatos para a construção civil.
Vantagens do cobre na construção civil:
- Não sofre queima na soldagem
-Não sofre contaminação em contato com outros materiais
-Não há necessidade de refazer a pintura anualmente
-Não há necessidade de aplicar qualquer tipo de resina para não sofrer corrosão
-Não provoca odor ou contaminação na água
-É o material mais utilizado na fabricação de coletores solares
-É o