COBRE
Gustavo Alexandre Perico.
Cu
Histórico
Não se sabe exatamente, o ano e por quem o cobre foi descoberto, mais a historia confirma que já é usado há mais de 10.000 anos, umas das menções mais antigas vêm da
Bíblia, nomeadamente no Velho Testamento, em que se fala do filho de Lameque e Zila, (Tubalcaim) o mestre de toda obra de Cobre e ferro.
Na temperatura ambiente o cobre se encontra no estado solido. Como é encontrado na Natureza
O cobre é encontrado principalmente na forma de calcopirita CuFeS2, aonde tem teor mais alto do minério, mais também pode ser encontrado em cuprita Cu2O, à malaquita Cu2CO3(OH)2 e à azurita Cu3(CO3)2(OH)2.
Processo de obtenção:
Da mina sai o minério contendo de 1% a 2% de cobre.
Depois de extraído, britado e moído, o minério passa por um processo de flotação que resulta num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%. Este concentrado é fundido em um forno, chegando-se a um produto intermediário chamado matte, com 60% de cobre.
O matte líquido passa através de um processo de oxidação, é transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, que contém ainda impurezas como resíduos de enxofre, ferro e metais preciosos. O cobre blister, ainda no estado líquido, passa por processo de refino e, ao seu final, é moldado, chegando com 99,5% de cobre.
Aplicando-se uma corrente elétrica, o cobre se separa do ânodo e viaja através do eletrólito até depositar-se nas placas iniciadoras, constituindo-se o catodo de cobre, com pureza superior a 99,99%.
Etimologia
Vem do Latim cuprum, “cobre”, da expressão aes Cyprium,
“bronze de Chipre”
Propriedades
O ponto de fusão do cobre é 1.085 º C, e o de ebulição é de 2.565 º C
Densidade 8,93g/cm³
O cobre é um ótimo condutor tanto elétrico como térmico, perdendo apenas pela prata. O cobre é um material maleável, e muito dúctil, a dureza do cobre vai de 2,5 – 3.
Aplicações na Indústria
A facilidade de soldagem e/ou a resistência à corrosão de alguns meios fazem do cobre