cobra não peçonhentas
Nem todas as espécies de cobras possuem veneno, as que serão tratadas nesse trabalho são as não peçonhentas que podem ser encontradas no Brasil e ocasionalmente em outras regiões do mundo.
As cobras que não são venenosas possuem algumas características que geralmente são apresentadas em conjunto, as diferem das venenosas. Abaixo seguem algumas dessas características diferenciadoras:
- cabeça redonda;
- cores vivas;
- olhos com pupila redonda;
- escamas lisas e brilhantes;
- mordida;
- não possuem fosseta loreal.
Essas características apesar de serem válidas, também podem aparecer em algumas serpentes peçonhentas. Um exemplo disso é a cobra coral verdadeira essa espécie tem a cabeça redonda, escamas lisas e brilhantes, seus olhos têm pupilas redondas e ela não possui fosseta loreal. Apesar de todas as características de uma serpente não-peçonhenta, a coral verdadeira é muito peçonhenta e seu veneno pode levar a morte.
Apesar de não terem veneno, acidentes com este tipo de cobra podem causar sintomas como incômodos, dor, dormência, vermelhidão e inchaço na região; pode causar também febre, sensação de queimação e até mesmo a transmissão de tétano, infecções secundárias e outras doenças. Por esses motivos é aconselhável procurar atendimento médico, para os devidos cuidados e medicações, mesmo em casos da cobra não ser venenosa.
As principais cobras brasileiras não peçonhentas fazem parte dessas seis famílias abaixo (* em exposição no Museu Instituto Butantan):
Família Anomalepididae
Liotyphlops beui - Cobra-cega
Família Leptotyphlopidae
Leptotyphlopis septemstriatus - Cobra-cega
Família Typhlopidae
Typhlops reticulatus - Cobra-cega
Família Aniliidae
Anilius scytale - Cobra-coral (falsa)
Família Boidae
Boa constrictor amarali - Jibóia *
Boa constrictor constrictor - Jibóia*
Corallus caninus - Periquitambóia*
Corallus hortulanus - Suaçubóia *
Epicrates cenchria - Salamanta*
Eunectes murinus - Sucuri