Manejo de Serpentes
Evolução;
Habitat;
Diferença peçonhenta e não peçonhenta;
Alimentação;
Duração de vida;
Pele;
Diversidades de espécies;
Reprodução;
Estratégias de defesa;
Serpente é uma palavra de origem do latim (serpens , serpentis) que é normalmente substituída por “cobra” .
Evolução
As cobras estão mais profundamente relacionadas a lagartos varanóides, muito embora não haja uma identificação mais clara sobre qual seria o grupo de varanóides mais relacionado evolutivamente. Os grupos de lagartos varanóides mais provavelmente relacionados com serpentes são os das famílias lantanotidae e mossassauridae. Habitat
As serpentes podem ser aquáticas ou terrestres. Existindo ainda espécies anfíbias (vivem tanto na terra como na água ).Depende da sua espécie.
Alimentação
Todas as espécies de cobras são carnívoras, predando vários tipos de animais. Exs: roedores ( ratos e camundongos), lagartos( calangos e lagartixas), e anfíbios anuros( sapos, rãs e pererecas) são os principais tipos de presas. Diferença entre peçonhenta e não peçonhenta. Cabeça
Peçonhenta: achatada, triangular e bem destacada.
Não-peçonhenta: estreita, longa e pouco destacada.
Movimentos
Peçonhenta: lento.
Não-peçonhenta: rápido.
Atitude
Peçonhenta: atacam quando são perseguidas.
Não-peçonhenta: fogem quando são perseguidas.
Não peçonhenta
Peçonhenta
Duração de vida
São poucas informações sobre a longevidade de serpentes na natureza, sendo necessários os estudos com marcação e recaptura a longo prazo para isso. Mas de acordo com as pesquisas que fizemos a cobra que viveu mais foi com 47 anos.
Pele
A pele das cobras é coberta por escamas.
A maioria das cobras usam as escamas especializadas no ventre para se mover, agarrando-se ás superfícies. As escamas do corpo podem ser lisas ou granulares.
As suas pálpebras são escamas transparentes que estão sempre fechadas.
Elas mudam, a