O Último Rei da Escócia
O filme “O Último Rei da Escócia” envolve em sua história um ditador de Uganda, Idi Amin, portanto o filme é baseado em fatos históricos reais. A história é contada pela ótica de um personagem fictício, o escocês Nicholas Garrigan, um jovem médico, recém-formado que decide se aventurar pelo mundo em busca de diversão e aprimoramento profissional, e de modo aleatório decidi ir a Uganda na África. Ao chegar em lá ele é informado de o país acaba de sofrer um golpe de estado, quando o então ditador Idi Amin que acabara de assumir a presidência, convida o jovem médico a trabalhar para ele, fazendo-o então, largar o serviço de médico nas vilas mais carentes.
Garrigan aceita o convite de ser médico particular de Amin e depois de poucos dias se torna bastante próximo do presidente tendo até espaço para lhe dar conselhos. Mas esta aproximação lhe custou caro, pois Amin que se mostrava ser um bom presidente, bem humorado e que se preocupava com seu povo, passou a mostrar seu lado cruel mandando seus capangas matar qualquer um que se opusesse a seu governo.
Mais tarde o jovem médico se envolve e engravida uma das esposas do ditador, ao mesmo tempo em que descobre haviam milhares de cadáveres de pessoas mortas apenas porque se opuseram ao governo dele. O ditador então descobre a traição e mata cruelmente a esposa traidora.
Por fim, Amin é tirado do governo e morreu em 2003 exilado.
O filme “O Ultimo Rei da Escócia” é repleto de exemplos práticos de liderança, por isso ligaremos o filme à matéria de Liderança, fazendo menção e analisando os quatro seguintes tópicos:
• Principais características do Líder;
• Eficácia da liderança perante os liderados;
• Habilidades de comunicação do Líder;
• Administração de Conflitos.
No filme, é possível observar claramente que o ditador Idi Amin tem fortes características de um líder, como firmeza ao falar, o dom de persuadir, discursos esperançosos e incentivadores, popularidade entre o povo e