Cobit
No contexto da sociedade actual, a informação é um elemento essencial para todos processos da organização, sendo, portanto, um activo de grande valor. Segundo Stair e Reynolds (2003), o valor da informação, está directamente ligado a forma como ela auxilia os responsáveis pela tomada de decisões a atingir seus objectivos organizacionais. Assim, informação é um elemento abstracto e não existe sem tecnologias, pessoas, meio que a suporta, e estruturas conceptuais que regulam o comportamento das pessoas em relação a tecnologia e o ambiente. Uma vez entendida a importância da informação, algumas questões podem surgir: como garantir a gestão da informação? Que informação é relevante para a organização? Como garantir a protecção e segurança dessa informação?
Estas questões, podem se mostrar complexas quando se opera num ambiente de redes, uma vez que o processo de partilha de informação num ambiente de redes de computadores é negativamente influenciado por sabotagens caracterizadas pelos ataques e intrusões. De acordo com Oliveira (2001), diariamente, no mundo inteiro, redes de computadores e hosts estão sendo invadidos e o nível de sofisticação destas invasões varia amplamente e estas tendem a intensificar-se ao ponto de criar grandes prejuízos às organizações.
Enquanto geralmente se acredita que a maioria das invasões tem sucessos devido a códigos secretos fracos há ainda um número grande de intrusões que usam técnicas mais avançadas para invadir os sistemas e sendo assim põe-se em causa o elevado esforço imposto nos sistemas de segurança,