Cobaias
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – FACS
CURSO DE ENFERMAGEM
Danielly Cristina de Souza
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS):
Filme “Cobaias”
Governador Valadares
2014
Danielly Cristina de SouzaATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS):
Filme “Cobaias”
Estudo apresentado à disciplina Legislação Profissional, Ética e Bioética do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde pela Universidade Vale do Rio Doce.
Orientadora: Valeria de Oliveira Ambrosio.
Governador Valadares
2014
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
Qual o contexto social de inserção da pesquisa?
R: O contexto social aonde foi inserido a pesquisa é em uma sociedade de baixa cultura e nível econômico muito baixo, situado no Alabama, EUA, em estudo uma população de negros infectados por sífilis.
Como davam-se as relações de saberes e poderes entre:
Os membros da equipe de médicos e pesquisadores (negros e brancos) e a enfermeira pesquisadora?
R: Em começo, a equipe de médicos e pesquisadores tinha um contato bom e estava empenhado na causa, nisso, ocorreu problemas financeiros, e a equipe parou de da importância a ideia da enfermeira que queria continuar ajudar os negros com sifilisEquipe de pesquisadores e sujeitos do estudo?
R: A equipe não tinha uma relação com os negros, sendo que quem tomava as iniciativas era a Enfermeira Eunice, sabendo manter um bom dialogo e relação com os sujeitos de estudo.
O que leva os profissionais médicos e pesquisadores a agirem de forma contrária ao preconizado pelos seus Códigos de Ética?
R: Visto que o Governo não ia investir totalmente no estudo, a equipe teve que agir com o que tinha em mãos, e para não parar o tratamento e deixar eles sem uma noção do que estava acontecendo, continuo o tratamento, porem, sabendo que não ia dar o resultado esperado.
As pessoas incluídas na pesquisa poderiam ser consideradas “vulneráveis”?
Sim, pois eles eram objetos de estudos. Como no filme