Dicionário de Drogas
ALCATRÃO: O alcatrão é uma substância betuminosa, espessa, escura e de forte odor, que se obtém da destilação de certas matérias orgânicas, principalmente de carvão, ossos e de algumas madeiras resinosas. Destes tipos, o alcatrão de hulha é o produto mais conhecido e comercializado, geralmente por siderúrgicas.
À semelhança de um derivado do carvão do qual retirou o seu nome, o alcatrão é uma substância que se encontra presente no fumo do tabaco. O alcatrão é um resíduo negro e viscoso composto por centenas de substâncias químicas, algumas das quais são consideradas carcinogénicas ou classificadas como resíduos tóxicos. Entre as substâncias que se podem encontrar no alcatrão do tabaco, incluem-se hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, aminas aromáticas e compostos inorgânicos. Numa primeira instância, o alcatrão provoca a obstrução dos pulmões e perturbações respiratórias e, assim, à semelhança de outros componentes do cigarro, é responsável pela sua toxicidade, provocando a dependência do tabaco e várias doenças associadas ao seu consumo, como por exemplo cancer de pulmão e enfisema pulmonar.
BENADRIL: Antiestamínico que, se usado em superdosagens, causa efeitos alucinógenos.
BENZEDRIN: Primeira versão da anfetamina, lançada em 1932 como pó. Era usada para aliviar a fadiga. Logo nos primeiros meses depois do lançamento, virou uma pastilha e vendeu 50 milhões de unidades em um ano.
CANNABIS: outro nome usado para maconha
COCA: é um alcalóide usado como droga, derivada do arbustoErythroxylum coca, com efeitos anestésicos [4] e cujo uso continuado, pode causar outros efeitos indesejados como dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos.[4] A produção da droga é realizada através de extração, utilizando como solventes álcalis, ácido sulfúrico, querosene e outros.
Muitos efeitos devem-se à estimulação dos sistemas simpático e dopaminérgicos diretamente. A cocaína causa danos cerebrais microscópicos