Têndencias Profissionais
O mercado de trabalho é um espaço de negociação e de troca, onde de um lado temos alguém oferecendo seu talento e capacidade, com necessidades sociais, psicológicas e físicas a serem satisfeitas, e de outro uma empresa que necessita desse talento e capacidade a que está disposta a oferecer as condições para satisfação das necessidades e expectativas das pessoas. Cada negociação estabelecida nesse mercado faz parte de um processo de conciliação de interesses complexos.
O mercado de trabalho não é constituído somente pelas oportunidades de trabalho oferecidas pelas empresas, mas também pelos espaços criados pelas próprias pessoas e pela dinâmica do próprio mercado.
Essa visão ampliada do mercado sugere que as empresas e as pessoas devem ter um contato continuo com o mercado e não de forma em função de uma necessidade especifica. Ainda que as relações no mercado de trabalho tornem mais complexas no futuro e haverá um crescente espaço para intermediários nas relações entre pessoas e as empresas. Esses intermediários também agirão sobre o mercado estabelecido balizas para suas relações. Com a maior complexidade do mercado, o Estado estará cada vez mais presente, procurando intervir e regular seus movimentos. Não devemos, portanto, entender o mercado de trabalho condicionado apenas pelas leis de procura e oferta.
O mercado de trabalho é constituído por relações complexas entre pessoas ofertando sua capacidade de trabalho e empresa ofertando oportunidades de trabalho. Em uma relação dinâmica é influenciada por variações no contexto, tais como: mudanças tecnológicas; globalização; novas arquiteturas