Bacharel
Qual o papel da educação musical na Grécia Antiga?
Resposta: A música constituía um dos principais interesses na organização política do estado grego.Suas regras deveriam ser observadas pelo estado; a formação musical era um requisito básico na educação de qualquer cidadão livre, pois caberia a ela direcionar a conduta moral, social e política de cada indivíduo para cumprir adequadamente seu papel junto ao estado. A música deveria exaltar as boas qualidades do indivíduo e, ao mesmo tempo, suscitar o significado de ordem, dignidade, capacidade de decisões rápidas, além do equilíbrio, simplicidade e temperança.
O que é Nomos?
Resposta: A palavra nómos era utilizada pelos gregos no seu sentido duplo: poderia designar melodias tradicionais e leis morais, sociais e políticas do estado. Os gregos acreditavam que existia uma correlação entre sons musicais e processos naturais capazes de influenciar a conduta humana. O elo que transforma essa força em música era determinado por pequenos grupos melódicos que serviam como unidades estruturais para compor melodias mais extensas. Esses grupos eram denominados pelos gregos de nómos, plural nómoi, e representavam toda a força dinâmica da música.
O que é a doutrina do Ethos?
Resposta: Na perspectiva musical, a doutrina do Ethos expressa a ordenação, diferenciação e o equilíbrio dos componentes rítmicos, melódicos e poéticos. A sincronicidade de todos esses elementos constituíam fator determinante na influência da música sobre o caráter humano.
Explique os quatro tipos de Ethos?
Resposta: Primeiro, pode induzir à ação, ethos praktikón; segundo, pode manifestar a força, o ânimo, ethikón; terceiro, pode provocar a fraqueza no equilíbrio moral, ethos malakón, ou threnôdes, e o quarto, pode induzir temporariamente à ausência das faculdades volitivas, produzindo um estado de inconsciência, ethos enthousiastikón.
Como Platão apresenta a relação entre música e sociedade na ‘República’?
Resposta: Na