Mundo Fender
Mundo S/A – Fender 2014
A Fender surgiu no ano de 1946, seu fundador, um homem de meia idade, o qual teve aulas de Saxofone quando adolescente, e mesmo não sabendo tocar um instrumento de cordas, entendia de eletrônica. Leo Fender criou as guitarras elétricas mais vendidas no mundo, inicialmente Fender concertava rádios e auto falantes, mas sonhava em usar a eletricidade para criar novos instrumentos musicais, em 1951 então, criou à famosa Telecaster, onde ele buscou com colaboradores e amigos que conheceu na música o que eles precisavam numa guitarra e que mesmo após 60 anos nunca foi alterada, custando hoje nos Estados Unidos uma Telecaster mais simples menos de $600.
A produção começa com um bloco de madeira americana, onde é esculpida o corpo, lixada e após ganha até nove camadas de tintas, e então são literalmente penduradas no teto enquanto secam; esse processo pode levar de 7 à 12 dias, dependendo das mãos de tinta que cada guitarra recebeu, a espera é essencial para a qualidade das vibrações que serão produzidas. Braços e paletas são cortados e finalizados separadamente, enquanto fios de cobre são enrolados para formar os captadores, após a montagem as guitarras seguem para o ajuste final e inspeção, onde são testadas por músicos experientes que trabalham nesse setor.
Após 15 anos a Fender recebeu uma proposta de compra da CBS no valor $13 milhões, porém seus ambiciosos gerentes não buscavam saber o que seus clientes músicos precisavam e ao tentarem reduzir custo de fabricação utilizando matéria prima mais barata acabaram por alterar o timbre das guitarras, onde acabou perdendo espaço no mercado e chegar ao ponto de uma quase falência. Em 1985 Biil Schultz, um dos executivos da CBS, com a ajuda dos funcionários comprou a Cia por $12 milhões, contratou então muitos guitarristas, dando a seus funcionários conhecimento e em troca lhes pediu que devolvessem a qualidade das guitarras, hoje esse setor de qualidade é uma