Plano de comunicação, estratégia para Fender
Introdução
A marca fender é a maior e mais vendida marca de instrumentos musicais do mundo. Mesmo dividindo mercado com concorrentes que fabricam produtos que são vendidos a 10% do seu preço, a empresa consegue manter a liderança do mercado, principalmente quando se fala em valor de vendas.
A Fender fabrica (além das suas consagradas guitarras), amplificadores, contrabaixos, violões, sistemas de áudio, mixers, caixas acústicas, dezenas de acessórios desde correias até peças de reposição ou para upgrade no seu instrumento. A empresa divide-se em linhas de produção: Fender Parts (acessórios e peças de reposição), Squier by Fender (instrumentos de baixo custo visando atingir o consumidor iniciante), Fender (que fabrica instrumentos no méxico, japão e EUA), Fender Custom Shop (instrumentos de elite feitos pelos melhores luthiers com as melhores peças e madeiras, com preço muito mais elevado, para o consumidor mais exigente e com maior poder aquisitivo), e a Fender Áudio (que como o próprio nome já diz, faz produtos da linha de áudio).
Marketing
Fender Day: Chamar o consumidor (através de mídias sociais, divulgações em outros eventos, e comunicação visual no próprio local e nas redondezas) para um evento realizado na loja com maior número de vendas de instrumentos da marca para um dia de promoções com brindes, descontos, e shows de artistas endorses. Levando especialistas e representantes da marca para tirar dúvidas e apresentar detalhes aprofundados que os vendedores não teriam conhecimento.
Relações Públicas
Degustação de Fenders: Apresentar em hotéis de alto padrão, onde músicos e fãs da música costumam ficar hospedados para shows, um serviço onde é disponibilizado ao hóspede um catálogo com alguns dos instrumentos da marca, de modo que ele possa pedir e receber em seu quarto o instrumento, seu respectivo amplificador, e fones de ouvido, todos produzidos pela Fender (normalmente