Coaching
Mercado de restaurante a la carte no Brasil
De acordo com dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o setor representa atualmente um faturamento bruto anual de R$ 60 bilhões, gerando um milhão de empregos diretos e indiretos. São cerca de 27 milhões de clientes atendidos diariamente e o mercado se expande a uma taxa três vezes superior ao crescimento do PIB.
De acordo com dados coletados em 2004 pelo Sebrae de São Paulo, o setor de restaurantespossui participação expressiva nas micros e pequenas empresas do Brasil (MPEs), representando 6,6% do total das MPEs espalhadas pelo país, que fazem parte do setor de prestação de serviços.
Por conta disso, o empreendedor precisa perceber as oportunidades existentes, identificar as reais necessidades dos consumidores e ainda estruturar o restaurante a la carte conforme o perfil de consumo do lugar onde pretende atuar.
Clientes de um restaurante a la carte
O empreendedor deve ter em seu planejamento de negócio que tipo de cliente pretende ter para o seu negócio: se pobres, medianos, ricos, adultos ou jovens. O dono do negócio vai chegar a essa conclusão por meio de uma pesquisa de mercado, que vai apontar para aqueles que podem e estão dispostos a gastar dinheiro com seu restaurante a la carte.
Por ser um restaurante a la carte, é preciso ter em mente então que não é um tipo de comida servida tão rapidamente como em fast food ou em estabelecimentos que oferecem comida a quilo. Por conta disso, pode ser um local para as famílias frequentarem nos finais de semana ou