Coaching
Muito se fala sobre o coaching hoje em dia, mas poucas pessoas realmente conhecem sua origem, e sua trajetória até os dias de hoje. A palavra coach surgi próximo ao ano 1500 D.C., para dar nome aos condutores de carruagens na idade média, ou seja, pessoa que auxiliava outras a chegarem ao seu destino de forma rápida e com menos esforço.
Com o passar do tempo surgiu uma metáfora, coach era a forma como se chamava o tutor que conduzia outras pessoas pelos diversos campos do conhecimento. Com isso no século XVIII começou a ser utilizado nas universidades da Inglaterra para denominar o tutor que auxiliava alunos a se prepararem para os exames.
Na segunda década do século XIX, as próprias universidades começaram a chamar os técnicos das equipes esportivas desse modo. Portanto, o segundo significado da palavra é "técnico". Com o tênis muitas técnicas começam a serem desenvolvidas, o professor Timothy Gallwey lançou um livro onde afirma que “o adversário dentro de nossa própria cabeça é mais poderoso do que o que esta do outro lado da rede”. Gallwey desenvolveu uma técnica própria para ajudar as pessoas a se aperfeiçoarem. Em vez de berrar ordens entorno da quadra de tênis como a grande maioria dos técnicos da época, passou a fazer perguntas de modo a contribuir para que o jogador ampliasse sua consciência sobre como jogava e quais eram os ajustes necessários. Deu certo e isso começou a ser utilizado em diversas áreas.
Em 1950, o este termo foi usado pela primeira vez como uma habilidade de gerenciamento de pessoas, onde então, foram introduzidas as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, valorizando as competências dos indivíduos e relacionando as mesmas ao processo de melhoria continua. Como os resultados foram acima das expectativas, o coaching foi se difundindo por todas as partes do mundo. No Brasil, o Coaching surgiu na década de 70, através de associações com o meio esportivo, para então entrar no mundo