Responsabilidade Social
QSMS – (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde)
Sustentabilidade e Responsabilidade
Filme: “O Informante”
Novembro/2014
O filme “O Informante” nos leva a refletir sobre a importância da ética em nosso dia-a-dia, comparando três situações em que interesses pessoais são usados na tomada de decisão. A ética é base importante da Responsabilidade Social que define o caráter de um indivíduo no meio em vive.
Protagonista
O protagonista do filme se depara com um “dilema ético” e se vê dividido entre exercer sua ética profissional guardando uma informação empresarial ou de sua responsabilidade social cedendo a informação. No papel de empregado o mesmo deve manter as informações obtidas dentro da empresa como confidenciais / segredo industrial, porém ele também tem o dever de ser ético com a sociedade trazendo à tona uma verdade que poderia salvar milhões de vidas.
Comentários: Ele não deveria ter passado as informações devido ao fato de ter sido desligado da empresa, ele seria ético se tivesse trazido a informação ao conhecimento de todos ainda com vínculo empregatício, mostrando dessa forma seu caráter ético / moral e não por interesses pessoais.
Empresa
O mundo capitalista em que vivemos hoje faz com que as empresas por mais que busquem estarem em conformidade com as leis constitucionais acabem desvirtuando-se desse caminho devido a necessidade da lucratividade. No contexto da Responsabilidade Social a empresa tem o papel de disseminadora dos códigos de conduta da moral e da ética, papel esse fundamental para o sucesso de uma empresa em relação a sua postura para com a sociedade, seus parceiros e clientes.
Comentários: A empresa ao agir de forma arbitraria na fabricação de produtos nocivos à saúde já preparava uma bomba-relógio que um dia certamente iria explodir e em momento algum preocupou-se com sua principal fonte e renda, o seu consumidor (cliente). O fato de não ter