Água um bem de todos
A água é um bem natural de grande importância para planeta, de toda água disponível 97,5% é salgada, 1,7% se encontra em calotas e geleiras e 0,77% acessível para uso humano. Os rios são os principais distribuidores de recursos hídricos para as atividades humanas, abrangem em larga escala diversos estados e municípios.
“O Estado do Espírito Santo está inserido nas regiões hidrográficas do Atlântico Leste (Bacias do Itaúnas e São Mateus) e Atlântico Sudeste (Bacia do Doce e demais Bacias). Possui atualmente 11 Comitês de Bacia estaduais e 1 federal, o comitê do rio Doce. A ANA é a Agência Nacional de Águas e o CNRH é o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, responsáveis pela implantação da política Nacional de Recursos Hídricos. O IBIO – Instituto BioAtlântica é a Agência de Bacia do CBH Doce, comitê federal da bacia do rio Doce” (SEAMA/IEMA, 2014).
“As bacias de domínio capixaba são Piraquê-Açu, Santa Maria, Guarapari, Reis Magos, Jucu, Benevente e Rio Novo. A bacia do Rio Jucu abrange cinco municípios: Domingos Martins, Viana, Cariacica, Guarapari e Vila Velha. Dentro do município de vila velha existe a bacia do rio Aribiri que passa pelos bairros Ilha das Flores, Ilha da Conceição, Vila Batista, Primeiro de Maio e Santa Rita e Planalto” (ECOBACIA.ORG, 2014).
“Mesmo com toda essa importância para a população capixaba, o rio sofre com o esgoto e o assoreamento. O esgoto, principalmente doméstico, também é um grave problema enfrentado pelo rio. A grande quantidade de coliformes fecais encarece o processo de tratamento da água, além de destruir a biodiversidade local” (ECOBACIA.ORG, 2014).
O poligonal rio Aribiri é cortado por canais que recebem esgoto em in natura na grande maioria de forma difusa por bairros que cercam a margem que é bastante ocupada, resíduos sólidos são despejados constantemente no canal, acarretando contaminação e poluição no rio.
Um dos trechos circundado pela poligonal é o bairro planalto, que vem sendo afetado