A Questão da Água no Brasil
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Disciplina: Hidrogeografia
Turma: 2013.2 - Noite
Professor: Thiago Jorge Luiz Rodrigues de Campos
Matricula: 132438763
A QUESTÃO DA ÁGUA NO BRASIL
GUARABIRA - PB, 08 OUTUBRO DE 2014
1 - Introdução
Residimos em um planeta cercado de água (70%) para todos os lados, mas que apenas uma pequena porção dessa água é própria para o consumo humano. Em diferentes partes do planeta temos climas bastante variados, são esses climas que ditam se uma região terá água em abundância ou em escassez.
O Brasil por sua vez tem um grande potencial hídrico, mas esse potencial não está bem dividido espacialmente por todo território brasileiro. As regiões semiáridas são as que mais sofrem devido sua morfologia e geologia.
Uma das possibilidades para amenizar o problema da escassez de água na região semiárida é a implantação de cisternas para coletas de água da chuva, construção de açudes e barreiras subterrâneas, essas medidas são ideais para suprir as necessidades humanas com a falta de água e não servir para indústrias e agronegócios.
A água é um bem comum pois é de direito de todos, mas devido à poluição, ao consumo exagerado e a falta de estrutura para levar a água para as regiões menos provida de água qualitativa e quantitativa, acaba tornando-se um bem de auto valor econômico em que a nação que tiver grandes reservas de águas em um futuro bem próximo será uma das potências mundiais, assim como ocorre hoje com o petróleo.
O problema da água no Brasil não é “privilégio” do nordeste semiárido, diferente do que muitos acreditam o sudeste sofre muito com o abastecimento de água potável. Nesse caso o problema é muito devido a poluição e o uso indevido e indiscriminado das indústrias e do agronegócio.
É de conhecimento geral que a má qualidade das águas e a carência da mesma é responsável por diversas doenças principalmente em crianças e idosos, levando até a