Museu Afro Brasil
Museu
Artístico, histórico e etnológico, o museu Afro Brasil nascido pela iniciativa de de um artista plástico, Baiano, Emanoel Araújo, é voltado à conservação e exposição relacionada ao universo cultural negro no Brasil como também dedicado à arte, cultura e história, diretamente da África conservando um grande número de pinturas, esculturas, objetos, obras de rituais, mágico ou religioso. O museu está localizado no Parque do Ibirapuera, no Pavilhão Padre Manuel da Nóbrega, em São Paulo.
Visitado no dia 30 de Outubro, por volta das 14 horas, a exposição é de caráter público que proporciona um acervo de mais de 4 mil obras, de acordo com informações adquiridas com funcionários. Dentre elas estão presentes esculturas fortes quanto ao seu aspecto característico, fotografias maravilhosas, pinturas excepcionais, gravuras, documentos importantíssimos e peças etnológicas fascinantes de autores brasileiros, como também de estrangeiros, produzidos entre o século XV até os dias atuais.
Pude sentir de perto o poder e a influência que a cultura exerce sobre tudo o que fazemos. Seja na arte, na religião como também em nossa própria história. A cultura africana é uma cultura fortíssima em seu caráter em um todo. Há uma presença forte da religião quanto as esculturas e objetos. Pude ver, como também sentir. Sua arte é dignamente incrível por suas técnicas realizadas em madeiras e em diversos quadros reproduzidos.
Pinturas que retratavam a vida cotidiana dos negros em diversas situações, muitas vezes não tão agradáveis e muitas vezes constrangedoras.
É um museu de caráter contemporâneo proporcionando não somente ao negro que tem a oportunidade de conhecer sua história mais afundo como também a pessoas de outras culturas, religiões e regiões que podem adquirir um conhecimento rico quanto a cultura negra africana e afro brasileira.