coaching
O Coaching define-se como uma parceria entre o Coach (profissional), que ajuda e motiva o Coachee (cliente) a atingir os seus objetivos. Segundo Goldsmith (2003) a função do Coaching é trazer a tona o que há de melhor nas pessoas e tem como principal objetivo explorar as capacidades do cliente focando em aprimorar as suas qualidades. O processo de Coaching tem início e fim, em que o Coach ajuda o cliente a descobrir as suas próprias metas para que de seguida o ajude a desenvolver suas competências para poder alcançar as metas traçadas.
O coach apoia o coachee a traçar um caminho individual para a execução das suas aspirações pessoais e profissionais (organizacionais). “Quando consolidados, todos esses caminhos transformam os gerentes de hoje em líderes de amanhã “ (GOLDSMITH, 2003, P39). Daí dizer-se que o Coaching é uma das melhores senão a melhor ferramenta no desempenho de liderança, pois leva à alta performance devido a criação de relacionamentos e principalmente no amadurecimento dos lideres a nível pessoal e profissional. Desta forma o Coaching proporciona uma boa gestão empresarial.
melhorar suas práticas no sentido individual e coletivo e tentar tirar proveito ao máximo de tudo que há de melhor nas pessoas, identificando suas competências e habilidades.
Estão presentes no trabalho suas teorias, facilidades e benefícios usados no âmbito organizacional e empresarial.
Na elaboração do trabalho foram utilizados estudos e teorias de alguns autores. Para verificar se estes princípios são aplicados e como são empregues, recorremos a uma entrevista feita a uma empresa. Com os resultados obtidos, foi feita uma análise critica relacionando-os com o material de base conseguido através de pesquisas virtuais e bibliográficas.
O trabalho é composto por uma breve explicação da origem do Coaching, a sua formação até os dias de hoje, de seguida iremos examinar o material recolhido na pesquisa de forma a apresentarmos a definição atual de Coaching,