Coaching
1. Introdução
Nos dias atuais muitos executivos estão aderindo a técnica coaching nas organizações para que os seus colaboradores desenvolvam melhorias tanto pessoais como profissionais trazendo benefícios visíveis à empresa.
Portanto, o assunto abordado neste trabalho será o que realmente é um coaching e qual o papel que ele desenvolve junto às pessoas e organizações. Para isso existem vários tipos de coaching, onde iremos destacar quatro tipos, sendo: coaching executivo, pessoal, performance e de liderança, exemplificando quais são as habilidades e competências que o coaching busca em cada individuo e quais se adéquam ao processo de cada desenvolvimento. Discutiremos também a diferença entre coaching e treinamento, pois há muitas pessoas que não conhecem afundo esta técnica e definem que estes termos tenham a mesma função.
Por fim, iremos destacar a importância do coaching na vida de um profissional que almeja o sucesso em sua carreira e também êxito pessoal, pois será ele o grande incentivador que irá trazer a qualidade de vida para o indivíduo.
2. Definições de Coaching
2.1. O que é e o que faz um Coaching?
A palavra coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs na Hungria para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas, conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados “Coacher”. Por volta de 1830 o termo Coach passa a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que carrega, conduz e prepara os estudantes para seus exames. Em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no mundo dos esportes. Em 1950 o termo é usado pela primeira vez no mundo dos negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas. Podemos definir um coaching da seguinte maneira: a sua função é ligada diretamente a fim de treinar e orientar determinada