macroeconomia
E o processo de integração mundial que se intensifica nas décadas , a globalização baseia-se na liberação econômica : os estados abandonam gradativamente as barreiras tarifarias que protegem sua produção da concorrência estrangeira e se abrem o fluxo internacional de bens ,serviços e capitais.
CRISE : e resultado das demandas excessivas feitas pelos sindicatos operários que pressionam o estado ,este sobrecarregado com a política providenciaria e assistencial , e constrangido a ampliar progressivamente os tributos .o aumento da carga fiscal ,sobre as empresas e os ricos ,reduz suas taxas de lucro e faz com que diminuam os investimentos gerais .sem haver uma justa remuneração , o dinheiro e entesourado ou enviado para o exterior. Somam-se a isso os excessos de regulamentação da economia motivados pela continua burocratização do estado ,que complicam a produção e sobrecarregam os seus custos.
INFLAÇAO: resultado do descontrole da moeda . e esse por sua vez ,ocorre devido ao aumento constante das demandas sociais que não são compensadas pela produção geral da sociedade .por mais que o setor produtivo aumente a riqueza , a gula sindical vai a frente fazendo sempre mais e mais exigências .ocorre então o crescimento do deficit publico,que e tapado com a emissão de moeda.
O deficit público ou défice público, em macroeconomia, ocorre quando o valor das despesas de um governo é maior que as suas receitas.
BLOCOS ECONOMICOS A reorganização política mundial ,acelerada após o final da guerra fria,faz blocos econômicos emergirem em diferentes regiões do planeta ,como a união européia ,o NAFTA e a bacia do pacifico. Nesse contexto surge o MERCOSUL.
O Mercosul , como é conhecido o Mercado Comum do Sul é a união aduaneira de cinco países da América do Sul. .
O dinheiro dos investimentos começa a circular para alem das fronteiras nacionais ,buscando melhores condições financeiras e maiores mercados , grandes corporações